sábado, 19 de dezembro de 2015

Rota das Fazendas - Nível Intermediário - Briefing



Para nosso pedal ocorrer sem problemas, é necessário que os participantes leiam com atenção as informações contidas nesse briefing.

O mountain biking é uma atividade ao ar livre que proporciona prazer, liberdade e um sentimento de conquista que poucos esportes oferecem. Entretanto, assim como outros esportes de aventura, devem ser tomadas algumas medidas para minimizar a quase zero a possibilidade de acidentes.
Em primeiro lugar, é fundamental ao praticante que use todo o equipamento de segurança necessário: capacete, luvas e óculos são itens obrigatórios. Outro ponto importantíssimo é a manutenção da bike. Percorreremos uma boa distância, com grande variação de terreno, subidas e descidas com bom grau de inclinação. Portanto, torna-se básico conferir freios, calibragem dos pneus, regulagem das marchas etc.
Durante praticamente todo o percurso, teremos o apoio do carro da Saddle & Pedal MTB. No veículo há um kit de primeiros socorros e ferramentas para reparos maiores. O guia de turismo/condutor também carrega seu kit de primeiros socorros e ferramentas para pequenos reparos. Caso o participante precise, poderá colocar a sua bike na carreta, descansar e acompanhar o grupo no próximo trecho. Também levamos rádio comunicadores para providenciar, se necessário, resgate nos trechos de trilhas fechadas e single tracks.
Mesmo assim, os participantes têm que trazer câmara de ar sobressalente ou remendo para câmara, bomba de ar, kit de ferramentas e mochila ou garrafa de hidratação, além de alimentos repositores como gel, barra de cereal etc.
O Início



A aventura começa em um ponto de encontro onde as bikes são colocadas na carreta da Saddle & Pedal MTB.
O transporte dos participantes é feito num Fiat Dobló Adventure que acomoda cinco passageiros mais o motorista. O carro está em conformidade com as normas da Cadastur/Ministério do Turismo para transporte de passageiro dentro do Estado do Rio de Janeiro.
O horário para o encontro é às 6 horas, com 15 minutos de tolerância. Seguiremos então para Miguel Pereira com viagem estimada em duas horas. Ao chegar lá, café da manhã (não incluído) e saída para o pedal por volta das 9 horas. 
O Percurso
Na prática do mountain biking nos deparamos com vários tipos de terreno. Terra, areia, lama, cascalho, pedras, raízes são elementos comuns e que precisam ser transpostos com alguma técnica. Para garantir a conclusão de todo o trajeto sem incidentes, torna-se fundamental atender as orientações do guia de turismo/condutor, principalmente em determinados trechos onde a atenção deve ser redobrada. Caso o participante não se sinta seguro com alguma passagem, deve imediatamente comunicar ao condutor para que o ajude na transposição do obstáculo.


O percurso terá por volta de 42 km com 730 metros de desnível. No início percorreremos aproximadamente 5 km por asfalto. Depois, somente terra com tudo que um verdadeiro mountain biking proporciona! 



Altimetria

Almoço e retorno
Ao final, um banho revigorante em uma pitoresca pousada e uma comidinha caseira (não incluída) para repor as energias. Não esqueça a toalha e uma roupa limpa para trocar. Com isso, concluímos nosso passeio e retornamos ao Rio de Janeiro com horário previsto de chegada às 20 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário